09 março 2010

QUANTO VALE UMA ALMA?


“Pois, que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?” Mt 16:26.
Segundo Jesus, uma alma vale mais que o mundo inteiro, pois nada se pode dar em troca dela, e todo ganho material é vão se a perdermos.
Que maravilhoso saber que Deus dá tanto valor a uma alma! Que preciosidade é para Ele!
Mas, para o homem, quanto vale uma alma?
Horacio Mann, depois de ter visitado um reformatório, notando seus edifícios tao custosos e o corpo de mestres que significava um grande gasto anual, disse:
- Si tudo isto resulta na salvação de uma só criança, valeria todos os gastos e trabalho.
Um cavalheiro cauteloso e calculador ouvindo estas palavras, pensava que era extravagante, e disse:
-Não te parece demasiado afirmar que a reformação de uma só criança será uma compensação suficiente por esta imensa inversão de capitais?
- Não, se essa criança fosse a minha - foi a pronta resposta.
Não nos importa o estado de condenação das almas moribundas que estão ao nosso derredor? Alguns são crianças suas, amigos seus, y todos são seus semelhantes.

Vivemos em um mundo capitalista, humanista e cheio de problemáticas resultantes deste egocentrismo e culto às riquezas. O lamentável é ver que a igreja se encontra envolvida por este espírito, quando somente prega e vive o “evangelho da utilidade”, que promete mil coisas à vida pessoal do crente e se encerra num ciclo vicioso e repetitivo desta pratica. O resultado é uma apostasia camuflada, pois ao contrario do que se imagina de um visível êxodo das igrejas, ignoram que para que tal apostasia se dê, não é necessário que os crentes saiam das igrejas, mas sim que permaneçam nelas frios, apáticos, inativos nas coisas do Reino e mais amantes de si mesmos que de Deus. A isto chamo “apostasia camuflada”. Com tais sintomas no chamado Corpo de Cristo, não é de se admirar que para a maioria, uma alma não tenha tanto valor quanto o tem para Deus.

Para ser mais pratico, isso se reflete na quantidade de capital investido em Missões pelas igrejas, que é ínfimo dado o potencial que ela tem. Se gasta mais em infra-estrutura dos templos, que em Missões. Se gasta mais em programas de radio e televisão a nível nacional que em missões transculturais (alcançar a preciosa alma além-fronteira).
O crente não evangeliza ou pouco evangeliza por estar correndo atrás das coisas materiais e das coisas do mundo, para seu crescimento pessoal; a igreja, para agradar o membro e não perdê-lo, o apóia e investe alto para satisfazer seus anelos. Por investir mais na manutenção de sua membresia, a igreja negligencia o investimento em Missões (pois mal acostuma o crente a pensar de que com tanto cuidado, o importante é ele mesmo e não a pobre alma de seu próximo). Isto se torna um ciclo vicioso a tal forma que a igreja vive a necessidade constante de um avivamento para despertar a fazer o que deve fazer por sua natureza.
Mas, para você... quanto vale uma alma?

“Amarás a teu próximo como a ti mesmo...” “ide e pregai o Evangelho a toda criatura...” Mc 12:31;16:15

Juntos, na evangelização do mundo

Pr. Alexsander

2 comentários:

  1. A PAZ DO SENHOR JESUS

    POSSO COLOCAR ESTA MENSAGEM NO MEU BLO

    bibliaapalavradedeus.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, meu irmao, só nao se esqueça de citar a fonte. Deus o abençoe.

      Excluir